top of page

Quem são os pobres deste mundo?


Toda pessoa carente do necessário para viver caracteriza-se por pobre.

São pessoas desprovidas de condição, bens, produtos e serviços necessários à sobrevivência.

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.


Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

  • Necessidades fisiológicas (básicas): tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

  • Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

  • Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;[1]

  • Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

  • Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).

Assim, pobres são as pessoas que carecem destes valores acima.


Deus em sua toda a sua Palavra vem dar segurança ao homem que o serve de "suas necessidades" por mais profundas e reais que sejam, nEle serão supridas.


O "vinde a mim de Jesus", e o "deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou, não a dou como o mundo a dá" engloba toda a certeza de provisão da parte de Deus de que o homem que o serve não terá falta de nada." O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filip.4:19 / Salmos 37:25 / ).


Quem são os pobres neste mundo?


São todas as pessoas que mesmo possuindo ou não condições financeiras carecem de uma vida plena suprida pela presença de Deus.


Nesta compreensão podemos classificar duas categorias:


1- Aqueles totalmente desprovidos do poder financeiro do dinheiro;(Mt 6:32)


2- Aqueles que possuem dinheiro e tudo que o dinheiro pode conquistar, e no entanto, são ricos para si mesmos, não reconhecem Deus como fonte de sua condição. (Lucas 12:21...)



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page