top of page

Namoro fracassado, relacionamento problemático


Não precisa ser vidente para conhecer o futuro de um casamento. Ele será amanhã uma reprodução do seu namoro hoje.

O namoro é uma das fases mais gostosas de nossa vida, fase de descoberta do outro, de novas emoções, encontros, trocas de sonhos, compartilhamento de ideais e expectativas futuras.


Nele somos desafiados a colocar em evidência nossos sentimentos positivos e negativos, como também desafiados a superar os conflitos de relacionamentos que surgem dadas as diferenças existentes em cada um.

Semelhantemente a uma brincadeira de gangorra, nos vemos hora, em cima, hora embaixo com nossas emoções diante de tais circunstâncias.


Porém, se o seu namoro apresenta mais sinais de conflitos e discussões que harmonia é bom ponderar o relacionamento e pensar se de fato vale à pena continuar com ele, e até mesmo se deverá casar-se.


Um namoro conflituoso e problemático hoje é evidência de um provável casamento fracassado amanhã.


Como identificar se um namoro hoje produzirá um casamento falho amanhã?


1- Constantes conflitos e discussões: O casal vive em frequentes manifestações de ciúmes, discussões e desentendimentos. Seja devido a traços marcantes de personalidade, ciúmes, falta de confiança ou falta de diálogo, o fato é que o relacionamento tem mais baixas que acréscimos emocionais. A bíblia diz que "como poderão andarem dois juntos se não há acordos entre eles?" (Am 3:3)


2- Egoísmo fortemente presente: Embora todos tenhamos conosco o sentimento de egoismo, há um espírito de individualidade muito marcante em relacionamentos frustrados, seja no namoro ou no casamento.

Um coração egoísta não prima as necessidades do outro.


Uma vez que só pensa nele mesmo, quem está à sua volta deixa de ser um parceiro para ser um servo, escravo, serviçal ou amante. A evidência de um amor verdadeiro no relacionamento é a anulação de si mesmo e dedicação ao outro. Paulo escreve: O amor não é: "Egoísta, impaciente, indecente, importunista..." (I Cor 13), pelo contrário, ele é: "paciente, moderado, ...sacrificial...".


Algo muito comum em namoros assim, é quando um dos dois pressiona o outro a PROVAR que ama. Quem pede provas de amor está provando não amar, e evidenciando uma característica de quem deseja dominar, usar, ou abusar do outro.


3- Desorganização: Costumeiramente, nos aproximamos e sentimo-nos atraídos por pessoas que apresentam ter aquilo que falta em nós. Se alguém é impaciente e nervoso, será fortemente atraído(a) por aquele que apresenta traços de paciência, calma, serenidade.

Porém, nem sempre uma pessoa organizada se sentirá atraída por alguém desorganizado. Antes pelo contrário, quer saber quando alguém é organizado, tem dom, vocação a ser um bom administrador, é só olhar como ele se comporta quando vê desordem, desperdício, relaxo e preguiça à sua volta.


Casamentos costumam morrer por causa de falta de disciplina e ordem por parte de um ou dos dois dos cônjuges. Infelizmente no namoro, esta deficiência é mascarada pelo portador da desordem e pouco percebida pelo outro, uma vez que está com a adrenalina das emoções em alta e os hormônios à flor da pele.

observar melhor quem está do seu lado e notar pequenos traços de desordens pessoais é importante para vislumbrar um possível casamento cheio de brigas por causa de maus hábitos arraigados no futuro parceiro.


4- Um quarto elemento que costuma ser "batata" quando o assunto é casamento, é identificar como seu namorado(a) se comporta dentro da casa dele com seus pais.

Se um jovem não ajuda sua mãe, demonstra desamor, falta de afetividade, solidariedade para com seus pais, com certeza tratará a esposa do mesmo jeito. Se a menina costuma desobedecer os pais, gritar, reclamar, colocar defeito no pai, cobrar demais dele e até mesmo mandar nele, é provável que esteja reproduzindo um comportamento da mãe, o que evidenciará o mesmo comportamento CONTROLADOR para com o seu futuro marido.


FATO -> Obviamente que seria impossível abordar aqui tudo que é positivo e negativo num relacionamento nAmoroso. Mas já dá para provocar discussões e observação. Uma outra coisa importante a se pensar agora é que não existem pessoas perfeitas. Estas você só encontrará no CÉU.


Não procure pessoas perfeitas, mas não se deixe enganar por pensamentos sutis como estes. Inúmeros casais que se separam hoje deixando rastros de traumas, cicatrizes e filhos para trás, um dia deixaram de observar os sinais acima apresentados.


Por ignorarem esta realidade optaram por acreditar que o outro mudaria com facilidade, ou que poderíamos mudar o outro.

Ninguém muda ninguém. Milagre é só Deus quem faz!


Assim, não tenha pressa em casar com alguém que você esteja "vendo" que se enquadra no perfil negativo descrito acima e nem prolongue o relacionamento, uma vez que poderá criar laços sentimentais mais fortes impossibilitando uma tomada de decisão coerente futuramente.


Salomão escreve: "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta." (Prov. 20 : 11). Então? Se uma criança é conhecida pelo seu comportamento, uma árvore é identificada pelo fruto que ela dá, um quadro de um casamento bem sucedido ou fracassado poderá ser montado a partir dos frutos de agora enquanto acontece o namoro.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page