top of page

SINTOMAS DA DEPRESSÃO ESPIRITUAL

Assim como a depressão emocional, a depressão espiritual também tem seus sintomas. Lembrando que a depressão é o estado da alma de uma pessoa cujos sentimentos e animosidade para a vida estão em baixa.

Do ponto de vista cristão, o depressivo espiritual é a pessoa que declara ter fé em Deus, mas encontra-se:

1) Espiritualmente frio,

2) Desanimado,

3) Desinteressado pelas informações pertinentes à sua fé,

4) Alienado do convívio com a irmandade,

5) Alheio às atividades que até então praticava com alegria e compromisso.

Associado à isso, 6) revela não ter desejo de orar ou meditar, e 7) Não busca comunhão com Deus e acima de tudo, 8) Vive isolado socialmente.


Em meus atendimentos tenho encontrado pessoas que professam fé em Deus, ter ou estar frequentando uma igreja, não obstante, vivem um misto de melancolia na alma e um sentimento de angústia que segundo eles, já experimentaram antes de assumirem um compromisso público de fé. Sentimento esse que comparam com "uma certa sensação de vazio".


Semelhante a um viciado, que reconhece precisar PARAR de alimentar o vício, mas não consegue, essas pessoas também declaram que PRECISAM tomar uma decisão, precisam voltar a fazer o que faziam, mas não conseguem.


Alguns vão rolando na esperança de que algo mude, no entanto, sem saber em o que fazer.


O mais interessante é que na ânsia de eliminarem o problema, estão a buscar tratamentos homeopáticos, medicinas alternativas, palestras motivacionais, livros de autoajuda e exercícios de meditação como terapia para promover a saúde espiritual.


Como psicanalista observo que CAUSAS de origem de ordem da vida pregressa, que nunca foram TRATADAS, num momento de apatia espiritual, tendem a assumirem o controle mental, levando a pessoa à uma DESORDEM ESPIRITUAL.


Assim, tanto a SAÚDE ESPIRITUAL, quanto a MENTAL ficam igualmente comprometidas. Esvaziado de sua espiritualidade vai vivendo como um religioso.


A depressão espiritual apresenta sintomas com condições clínicas dignas da mesma atenção dada à depressão emocional.

Se boa parte desses sintomas estão presentes na sua vida, revela um sinal amarelo. - BUSQUE AJUDA!


Precisando, conte conosco

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page