Porque os casamentos fracassam


“E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gênesis 3: 9 -12)


Certo marido murmurou:

Estou cansado de trabalhar e ver todos os dias as mesmas pessoas no caminho; passar horas trabalhando no escritório.

Chego em casa e minha esposa sempre serve a mesma comida para o jantar. Entro no banho e logo ela começa a reclamar. Quero descansar e ver a televisão, mas minha filha não me deixa, porque quer brincar comigo, não entende que estou cansado.


Meu pai também me irrita algumas vezes, e entre clientes, esposa, filha e pai, eles me deixam louco. “Quero Paz”. A única coisa boa é o dormir, ao fechar os olhos sinto um grande alívio, me esqueço de tudo e de todos.


- “Olá, vim te ajudar”.

- Quem é você? Como entrou?

- “Deus me enviou. Disse que ouviu suas queixas e acha que você tem razão”.

- Isto não é possível, para isto eu teria que estar... morto!

- “Isto, você está. Não se preocupará mais em ver sempre as mesmas pessoas, nem por agüentar a sua esposa com suas reclamações, nem sua filha que te irrita e nem escutará os conselhos de seu pai.”

- Mas. Que acontecerá com todos? Com meu trabalho?

- E minha esposa, e minha filha?

- “Não se preocupe, já contrataram outra pessoa para o seu lugar, e certamente este está muito feliz porque estava sem trabalho”.


- “A sua esposa encontrou um bom homem que a quer bem, a respeita e admira por suas qualidades, aceita gostos, defeitos e todas as suas reclamações.

Além disso, se preocupa com sua filha como se fosse filha dele, de certo tem uma emoção muito grande já que é estéril.


Por mais cansado que chegue do trabalho, dedica tempo a brincar com ela e são muito felizes”.


- Mas, não quero isto!

- "Sinto muito, a decisão foi tomada”.

- Mas isto significa que jamais voltarei a beijar o rostinho da minha filha, nem dizer “eu te amo” a minha esposa, nem dar um abraço no meu pai.

- Não, não quero morrer, quero viver, envelhecer junto a minha mulher, não quero morrer ainda...

- “ Mas era o que você queria... Descansar.

- Agora já tens seu descanso eterno, durma para sempre”.

- Não, não quero, por favor, Deus!

Que aconteces amor? Teve um pesadelo?” Disse minha esposa me acordando.

- Não.... não foi um pesadelo e sim uma nova oportunidade.


As vezes nos preocupamos em dar importância à construção de uma casa grande, bonita e confortável, mas nos esquecemos da importância de se construir uma família estável dentro dela.


Quando o homem se preocupa consigo mesmo, o egoísmo se manifesta, deixando de perceber que não vive sozinho e que há outros em torno dele.


Adão e Eva começaram seu casamento no paraíso, mas terminaram fora dele.

Como está o seu casamento?

– hoje, à semelhança de Adão e Eva, muitos casais também estão vivendo fracassados fora do paraíso.


Mas, afinal, Porque Muitos Casamentos Fracassam?


I) Fracassam porque não assumem a culpa pelos erros cometidos;

Um dos maiores problemas da presente geração é a falta de responsabilidade sobre seus atos, no entanto, isto não é novo. Adão e Eva também não assumiram as suas.


Quando confrontado por Deus, “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu?” ... “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” - Você é responsável por tudo aquilo que faz.

Muitas pessoas tem consciência do pecado, mas não têm convicção dele.


II) Fracassam porque não encaram a realidade de sua própria condição;

Todos somos pecadores, por natureza, e esta consciência está presente em nós.

“Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu?”, mas diante dela, à semelhança de Adão e Eva, somos lançados à acusação, Adão disse ao Senhor: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”


Nunca lance a culpa sobre os outros. É mais fácil fugir do problema que tentar resolvê-lo. – Nunca se canse de lembrar-se disto, diante de Deus você é responsável pelas suas ações.

Portanto, não atribua ao seu cônjuge a culpa pelas suas frustrações, anseios ou atitudes, isto também leva um casamento ao fracasso.


III) Fracassam porque buscam independência de Deus.

Deus se decepciona mais com o fato de nos escondermos atrás dos nossos erros, do que mesmo pelo fato de tê-los cometido. – No entanto, todo pecado é conseqüência da busca de uma forma de independência.


– Você não pode viver, e nem conseguirá ter vida longe da presença de Deus. Disse Jesus: “...porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5; Nada mata mais rápido um casamento do que a falta de reconhecimento dos próprios erros.


QUEBRE A ROTINA... reconcilie-se com Deus e com seu cônjuge:

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” – Provérbios 28:13

#amar #casamento #vidaconjugal #fracasso #felicidade

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo