
Devemos ajudar os pobres com diligência. A Bíblia diz:"Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência." ( Gálatas 2:10), como se pode ver Deus tem toda uma preocupação para com as pessoas pobres financeiramente.
Vale lembrar que pessoas financeiramente pobres, são diferentes das pessoas POBRES DE ESPÍRITO. (Ver artigo à respeito - O QUE É POBREZA DE ESPÍRITO? ).
Supervalorizamos os pecados notórios, aqueles que são nitidamente reconhecidos, como ROUBAR, MATAR, ADULTERAR, PROSTITUIR, dentre outros. Quase que 90% dos sermões pregados pelos pregadores apocalípticos sejam nos templos ou na mídia, principalmente na Internet abordam estes tipos de pecados somente. Com raras excecções você ouve uma abordagem diferente.
Ignorar os necessitados também é pecado perante Deus. (Tiago 4:17)
A Bíblia diz em Amós 5:12 "Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados.". Salomão compartilhava também deste pensamento ao dizer: "Não deixe de fazer o bem a quem precisa, estando nas tuas mãos a CONDIÇÃO de fazê-la" (Prov. 3:27).
Tiago em sua epístola diz que pecamos quando temos consciência da realidade do outro e agimos com indiferença: "Aquele que sabe que deve fazer o bem e NÃO FAZ, comete pecado" (Tiago 4:17).
Portanto, aprendemos que PECADO não é só fazer o que é errado (Matar, roubar, furtar, adulterar, prostituir) como muitos pregadores defendem, mas também DEIXAR DE FAZER O QUE É CERTO, OU FAZER O CERTO DA MANEIRA ERRADA. Segundo Tiago pecado é a privação do bem.
Não estariam pecando aqueles que sabem que ensinar sobre a solidariedade e amor para com os pobres como obrigação dos filhos de Deus e não o fazem? Certamente que sim.
Portanto, se você é um deles não incorra neste pecado. Ensine seu povo, sua família, seus subordinados a valorizar o pobre e o necessitado, inclusive como prática para uma consagração de vida diante de Deus.