Deixa Deus moldar seu futuro


"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel". (Jeremias 18:6)


Deus é soberano sobre todas as coisas. Nunca duvide do que Ele é capaz de fazer em sua vida. Davi tinha certeza de que sua vida era não só guiada por Deus como também moldada por Ele. Tanto que em sua velhice, afirmou: "Fui jovem e hoje estou velho, mas nunca vi o justo mendigar o pão e nem sua descendência padecer necessidade". (Sl 37;25).

Em outro texto ele afirma: "O nosso Deus está nos céus e faz tudo que lhe agrada" ( Sl 115:4). Isaías 14:27 diz, “Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará?”


Deus tem um plano para sua vida que se ajusta exatamente ao tamanho da felicidade que espera alcançar para viver (Jer.29:11). Ele criou você para uma vida abundante. Não uma vida de miséria, fome, dor, vaidade, sofrimento ou prisão. Não, Deus criou você para ser livre. Ele não quer que nada, absolutamente nada deste mundo tire você do caminho que destinou para sua vida. Você é como o barro nas mãos do oleiro. O oleiro conhece o barro que está em suas mãos e sabe qual o melhor caminho para conduzí-lo à forma que quer moldá-lo.

Se o barro soubesse de antemão a sua forma final talvez ele se alegrasse antecipadamente durante o processo de tratamento nas mãos do seu escultor. Não haveria sofrimento nenhum enquanto sendo tratado por ele.


O plano de Deus para sua vida não pode ser parado por uma situação ruim. Nenhuma adversidade, fatalidade ou imprevistos podem apanhar Deus de surpresa. Ele sabe, como também controla os elementos que moldarão seu futuro. O oleiro sabe que no processo de refinamento da massa ela está sujeito a quebrar-se em suas mãos. E o que ele faz quando isto acontece? - Reinicia novamente! "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?"


Talvez você pense que por não estar onde gostaria de estar, por ter tomado um caminho diferente da vontade de Deus em outros tempos, por ter tomado uma decisão difícil, ou escolhido andar com pessoas que reconhece não deveria, sim, talvez pense que os planos de Deus para sua vida acabaram.


Mas não é verdade. Deus não desiste do barro que criou. Sim, Ele não desiste de você. A única diferença entre você e o barro é a capacidade de escolher seguir ou não o destino que Deus tem preparado para você. Enquanto mantiver Deus em primeiro lugar em sua vida e continuar procurando por Ele, ele estará trabalhando o seu futuro. Você foi criado para a glória dEle.


Não reclame das dificuldades, nem amaldiçoe seus inimigos. Deus tem um caminho diferente para trabalhar na sua vida. Ele sabe porque permite uma dor, uma adversidade, ou até mesmo uma perseguição alcançar você. Se você está passando agora por alguma situação difícil da qual jamais esperava ou não gostaria, saiba que Deus tem um propósito por meio dela. Ela não é para te derrotar, nem matar você, é para forjar seu futuro.


Deus tem um propósito em toda situação negativa que Ele permite aqueles que confiam nEle passar. A questão é: Você está confiando em Deus agora?


Seja pela tentação ou provação, você será moldado para atingir as expectativas que Ele tem a seu respeito. "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jeremias 29:11)


As vezes você escolhe caminhos diferentes daqueles das quais Deus trilhou. Escolhas erradas podem tirar você do foco de Deus. São nestas horas que o vaso quebra e precisa ser moldado novamente. Um relacionamento indevido, um compra motivada pelo orgulho ou vaidade, uma palavra mal falada, um sentimento inadequado, falta de perdão... ou um ato de indiferença ou desrespeito para com o próprio Deus.


Apesar de tudo isto, o Oleiro não desiste do barro que escolheu para trabalhar. Deus está em obras em sua vida. Ele pode fazer com você o que o oleiro faz com o barro. Não seja cabeça dura, aprenda com os erros. "vai e não peques mais..."

disse Jesus para uma mulher apanhada em adultério.


Cada vez que você trilha o caminho da obediência à Palavra de Deus, Ele conduz você para mais perto do futuro que Ele preparou para você. "Como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam". (1 Coríntios 2:9) Sim, Deus tem grandes coisas preparadas para seu futuro.


Não se preocupe como será o seu futuro. Não se preocupe com detalhes, aparência ou forma, Deus sabe que o que Ele desejou para você é melhor do que qualquer coisa que você pudesse imaginar.

Apenas confie nEle acima de qualquer circunstância. Ainda não é o fim, Deus está trabalhando a seu favor agora, dEle vem a ultima palavra. Ele pode fazer de você o vaso que escolheu fazer, assim como oleiro com o barro em suas mãos.




#futuro #confiança #fé #ansiedade #Pastoraldiária

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo