Pastor, não bata nas ovelhas


Pastor, não bata em suas ovelhas.

Todas escutam a Palavra pregada, mas nem sempre todas entendem simultaneamente o sentido dela.


As pessoas recebem a Palavra, cada uma de um modo diferente, em tempos diferentes, mas de alguma maneira diferente elas recebem.(Lucas 8:4-8)


Continue ensinando, pregando, exortando, advertindo ... pacientemente. (Jer. 1:12). Se o Espírito Santo não produzir a mudança que as pessoas precisam não será o cajado do pastor que a fará. (João 16:7,8)


Vejo líderes sofrendo porque querem fazer o papel do Espírito Santo. Sua missão é conduzir o rebanho levando-o a trilhar um caminho seguro. Não é de sua competência transformar ninguém. Nem Deus faz isto sem o consentimento delas.(Is. 1:19/ Deut. 28:1,2)


Uma expectativa errada de muitos líderes é querer que as pessoas mudem radicalmente após terem sido ministrados. Todo mundo comete enganos, erros, lapsos e deslizes, mesmo os mais "perfeitos" dos homens.


O profeta Eli julgou mal uma piedosa mulher chamada Ana, acreditando que ela estava embriagada quando na verdade estava com amargura de alma.(I Sm 1:16).

O profeta Samuel chegou atrasado a uma celebração, mesmo tendo combinado de estar lá em determinado dia.(I Sm 13:8,11)


Paulo, o grande apóstolo dos gentios, amaldiçoou o sumo sacerdote Caifás, indo contra a Palavra de Deus, vindo a ter que se redimir em seguida.( Atos 23:4,5)

Todo mundo merece uma segunda ou terceira chance para mudar.


Permita que seu rebanho experimente esta oportunidade. Seja mais paciente com as pessoas do seu ministério. Seja mais tolerante com os erros e limitações das pessoas, mesmo quando elas não forem com você. Acima de tudo, seja mais complacente com você mesmo.


As exigências de outras pessoas quando são constantes geram uma pressão sobre você levando-o à impaciencia... e erros. Cuidado! Foi assim que Moisés acabou fora da terra prometida!


Em momentos de tensão e grandes expectativas temos a tendência de esperar mais e cobrar mais. Palavras erradas são irrefletidamente faladas. Avaliações e julgamentos inexatos são feitos.


Decisões incoerentes são tomadas. Quantos fatos deste tipo no passado não levaram você a momentos de indiscrição e erros?

- Você também já cometeu erros e precisou de uma segunda chance.


Não bata nas ovelhas. "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos" ( Provérbios 27:23) Coloque seu coração nelas, este é o conselho de Deus para você.


Não as trate como objeto, como negócio, como oportunidade para prosperar financeiramente, não as trate como dominador, "mas como Deus quer" (I Pedro 5:1). Como alguém que as ama, como um pai trata o filho, como modelo para o rebanho seguir.


Não existe "disciplina", "pirata" ou "cinto" que bata com mais precisão do que o amor. "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão" (Prov. 17:17).


Você foi chamado para cuidar delas, não para discipliná-las. À menos que seja preciso em seu exemplo, o muito que pode fazer é orientá-la. " olhando para você mesmo afim de que também não caia". (I Coríntios 10:12), "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. " ( Romanos 14:4). E, mais: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)


O apostolo Pedro viveu esta realidade no início da formação da igreja evangélica no primeiro século.

Ele exortou os presbíteros a pastorearem de maneira voluntária.


Como servos, visto que estes não estavam em condições superiores sobre o rebanho, mas no meio deles, "Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós" (1 Pe.5.1), devem ser exemplo para o rebanho, pastorear não por torpe ganância, nem como dominadores, seguindo as pisadas do mestre.


Pedro entendia o chamado pastoral como uma vocação para cuidar de gente e não um trampolim espiritual para controlar pessoas, tampouco para se promoverem social e financeiramente. (1Pe.5.2-4).




#pastores #educação #disciplina #liderança #mudanças #Vidacristã #motivação

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo